Crítica | Brooklyn


★★★ “Bom”


Baseado no romance homônimo do escritor irlandês Colm Tóibín, Brookyn conta a história de Eilis (Saoirse Ronan), uma jovem ambiciosa que resolve deixar sua pequena cidade irlandesa, e tentar a vida em Nova York, com a ajuda da irmã. Sendo que se passa na década de 1950, época até então sem muitos avanços, a viagem de navio à América leva dias e, embora ela prometa se comunicar com cartas, passa por difícil período de adaptação, devido à saudade da família.

No início, tudo é estranho, ela chora na loja de departamentos de luxo onde trabalha, e as outras meninas de sua pensão são muito mais descoladas e experientes do que ela. Eilis esquece a tristeza quando conhece o jovem italiano, Tony Fiorello (Emory Cohen), em um baile de irlandeses, e eles se apaixonam. Mas tudo muda quando uma morte na família faz com que ela tenha que voltar para o país de origem, um lugar que para surpresa de Eilis, oferece um emprego remunerado, e até um novo pretendente, o bom moço, Jim Farrell (Domhnall Gleeson, de "Ex Machina"). Ela deve escolher entre sua antiga casa e sua nova vida em Nova York.


A personagem de Saoirse encanta desde a sua apreensão e tristeza à emoção de viver um grande amor. Ela gera uma química tão adorável tanto com o Cohen quanto com Gleeson, que o longa oferece um suspense “quem ela vai escolher”.

Esperava que Brooklyn fosse impactante, mas não deixa de ser um filme agradável, estilo “sessão da tarde”. Costuma agradar quem curte histórias de amor com finais felizes. O filme é bem feito e consegue segurar a atenção até o fim. Não é novidade dizer que Saoirse Ronan é uma atriz mega talentosa, tanto que está indicada ao Oscar deste ano na categoria Melhor Atriz.  Além de Saoirce, o elenco e produção são impecáveis, o filme é todo bem produzido.

Brookyn estreia em 11 de fevereiro nos cinemas


FICHA TÉCNICA


Direção: John Crowley
Com: Saoirse Ronan, Domhnall Gleeson e Emory Cohen 
Gênero: Drama / Romance
País: Irlanda / Reino Unido / Canadá
Tempo: 1h53
Ano: 2016

Trailer:


Um comentário: