Crítica | A Garota Dinamarquesa

★★★★ “Ótimo”


O diretor inglês Tom Hooper aposta mais uma vez no gênero que atrai críticos e inúmeros prêmios: drama de época. Não foi atoa que ganhou o Oscar de melhor diretor em O Discurso do Rei, e elogiado pelo musical Os Miseráveis, de 2012. Em A Garota Dinamarquesa não poderia ser diferente. O filme inspirado em fatos reais acompanha a história do renomado pintor, Einar Wegener que busca por equilíbrio ao descobrir que sua alma é feminina, e se autonomeia como Lili Elbe, tornando-se assim a primeira transsexual a passar por uma operação de mudança de sexo.

Hopper escolheu dois extraordinários atores para viver essa história: Eddie Redmayne , que interpreta Lili Elbe e seu alter ego masculino ao longo da vida, o pintor Einar Wegener, e Alicia Vikander como Gerda, esposa e confidente de Einar.  O casal de artistas, Einar e Gerda têm uma vida tranquila e feliz em Copenhagen na década de 1920. As coisas começam a mudar quando Gerda pede ao marido para ele ser o “modelo” dela, pousando com trajes femininos. A partir daí, Einar se enxerga uma mulher por completo, e Lili Elbe começa a ganhar forma. 


A interpretação de Redmayne é inestimável do começo ao fim. O ator mostrou todo o seu talento em A Teoria de Tudo, no papel de Stephen Hawking, personagem que lhe rendeu o Oscar de melhor ator. Como Lili Elbe, Redmayne, também se entrega ao personagem, com uma capacidade incrível por gerar grande emoção. Alicia Vikander também ganha destaque pela excelente atuação no papel da esposa Gerda. A jovem atriz rouba a cena em cada filme que faz, prova disso é o filme Ex Machina, longa elogiado pela crítica, sendo apontado como um dos melhores de 2015.


Com figurino e fotografia impecável, Hooper traz a tona um filme delicado e humano, merecedor de inúmeros prêmios. 

A Garota Dinamarquesa estreia no dia 11 de fevereiro de 2016.



FICHA TÉCNICA

Tempo: 2h

Direção: Tom Hooper

Elenco: Eddie Redmayne, Alicia Vikander, Ben Whishaw e Amber Heard

Gênero: Drama 

Classificação: 14 anos


Nacionalidade : EUA / Reino Unido / Alemanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário